Aos Idosos
Falta respeito. E compaixão.
Na minha época (e olha que eu só tenho vinte e dois anos) havia muito mais valorização e repseito pelo idoso. Era absurdamente inaceitável que alguém na rua agredisse (física ou verbalmente) alguém dessa tão chamada terceira idade.
Ainda existiam netos que pediam benção e beijavam as mãos dos avós.
Ainda havia aquela história de sentar na sala, e ouvir histórias.
Ainda tinha muito mais.
Hoje, eu me irrito de ver que um idiota no ônibus nem ao menos levanta para o senhor de idade sentar-se. Compro briga quando vejo alguém tentando trapacear, ou utilizar-se erroneamente da boa vontade dos “vôzinhos” (adoro chamá-los assim). Dou lição de moral em moleque besta que desrespeita qualquer idoso. Sento a mão em quem agride-os.
Pra mim, eles deviam ser tratados como reis e rainhas. Porque já aturaram muita coisa nessa vida, que por sinal, não é fácil para ninguém. Já passaram por no mínimo, o dobro do que você passou, e sabem no mínimo umas oitocentas vezes mais sobre qualquer assunto de relacionamento humano.
A pele enrugada e as cicatrizes pelo corpo são nada mais que histórias pra contar.
Hipocrisia é achar que não pagar entrada no ônibus nem no cinema, e ter lá, sua meia dúzia de assentos preferenciais, é “valorizar” o idoso. Isso, é o MÍNIMO que a sociedade pode fazer por eles.
Indigno é quem não faz a sua parte. Valorizar o idoso vai muito além disso. E é muito mais simples do que pode parecer.
Dê um bom dia. Ouça suas hitórias. Ajude-o atravessar a rua. Abrace. Respeite-o.
Simplesmente trate-o de igual para igual. Tenho certeza que ele não precisa mais que isso.
Acho que está mais do que na hora de pensarmos hoje, naqueles que ontem foram futuro. E hoje, são sabedoria em forma de gente.
Agora, SaiDaqui!
16/11/2009
Sem esquecer que seremos os idosos de amanhã, e com certeza iremos querer um tratamento legal dos mais novos. Resumindo, fazer com os outros o que gostariamos que fosse feito conosco.
bjs
16/11/2009
Os vôzinhos são muito mal tratados e excluídos hoje em dia, é super complexo, já acompanhei de perto familias que deixam os idosos em “asilos” e prometerem todas as semanas que iriam visitá-los e nunca iam.
Era toda uma expectativa, se arrumavam, ficavam todos bonitos para ver os netos que nunca iam visitá-los.
Esta consideração tem que começar na familia, tem que haver cultura, pq como citou ali em cima o Dé, um dia seremos idosos, e como somos macacos de imitação, precisamos dar bons exemplos para sermos seguidos, se a sociedade age desta maneira agora os nossos “futuros” filhos e netos vão fazer a mesma coisa.
abs
16/11/2009
pra mim crime contra idoso e criança merece pena de morte
eu não sou daqueles radicais que acham que ‘matou tem que morrer’, eu só acho que uma pessoa que tem coragem de causar qualquer tipo de mal a uma pessoa que já teve uma longa jornada e que agora só merece sossego (ou a uma que ainda tenha uma estrada inteira pela frente pra seguir) não vai hesitar em fazer qualquer coisa pra conseguir o que quer…
eles merecem mais do que a nossa compaixão, ajuda e respeito…merecem CARINHO!
e o número de rugas é diretamente proporcional ao nível de experiência hehehehe
=D~
beijããoo Cacatua que deixa saudade!
16/11/2009
belíssimo post!
nunca comentei aqui mas eu leio regularmente! vc escreve muito bem 🙂
bjs ;*
16/11/2009
Falta isso pra todo mundo.
E enquanto a gente trabalha pra encher o bolso de dinheiro, eles ficam lá, sozinhos.
16/11/2009
Mandou bemm, realmente acho que hj em dia perdemos ou pelo menos deixaram de lado muito disso.
Parece, alias com toda certeza (falando como alguem que lida com crianças e adolescentes), que os mesmo esqueceram ou pelo menos fingem esquecer desse tipo de sentimento, e vivem nas famosas TIETAGENS do mundo atual. Sejam tecnológicas, sejam cinematógraficas, nos MOURAS-BRASIL da capricho ou até mesmo no twitter.
Uma pena, tomara que isso um dia mude, ou pelo menos que esses acordem para vida antes de terem que viver com o auxilio de bengala.