Hoje decidi inovar: fiz 16h de jejum absoluto. Calma, eu não estou louca (só um pouco)! Na verdade, o que eu fiz foi associar um método diferente à dieta líquida de micronutrientes.
Como todos sabem, passar 23 dias à base de puro sucos “bomba” de micronutrientes, obviamente fez meu estômago diminuir, e minha fome, idem. Aí, conversando com a linda da Jana (minha parceira no juicing 100%) comecei a ler alguns artigos sobre Jejum Intermitente (JI).
Trata-se de um estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação. Ou seja, não trata de QUAIS alimentos você deve comer, mas sim de QUANDO você deve comer. Resumindo, o Jejum Intermitente não é uma dieta, mas sim um “estilo de alimentação”. Os protocolos mais comuns de JI são compostos por jejuns diários de 16 horas, ou jejuns de 24 horas duas vezes por semana.
Parece loucura? Não é! A prática do jejum é algo comum na história dos seres humanos, já que além de estar presente nas principais religiões, nossos ancestrais não tinham comida disponível o ano todo, passando por períodos de pouca ou nenhuma comida. Consequentemente, nossos corpos evoluíram para ser capazes de funcionar sem alimentos por longos períodos de tempo.
Mas Amanda, emagrece mesmo? Dizem que sim, só comecei agora e não posso opinar ainda! Mas, na teoria:
- 1. Quando jejua, você faz menos refeições. Assim, o JI leva automaticamente a uma redução no consumo de calorias.
- 2. O JI altera os níveis hormonais no seu corpo de forma a facilitar a perda de peso.
- 3. Além de baixar a insulina e aumentar os níveis de hormônio do crescimento, o jejum intermitente faz seu corpo liberar mais noradrenalina, que é outro hormônio que auxilia na queima da gordura.
- 4. Por causa dessas mudanças hormonais, os jejuns de curto prazo (até 36 horas) podem aumentar seu metabolismo em até 14%!
- 5. O JI também causa menos perda de massa muscular que os métodos tradicionais de emagrecimento por restrição calórica.
Assim, resumo do óbvio: ao ajudar você a comer menos (menos calorias entram) e a queimar mais (mais calorias saindo), o jejum intermitente emagrece. Quer ler um pouco mais? AQUI o guia completo para iniciantes.
Voltando ao meu dia, só fui tomar 400ml de suco (de couve, melão, limão, laranja e pepino) às 14h, e pra minha surpresa, eu não estava roendo o pé da mesa de fome ainda, não.
Trabalho puxado (último dia de trabalho antes das fériaaaaas!) pra resolver todas as pendências e não deixar bucha pra ninguém e muita água e chá depois, fui ter fome de novo às 22h (quando acompanhei uns amigos no Sujinho, um dos meus hamúrgueres preferidos de SP).
Mas meu santo é forte e resisti à tentação de comer. Levei 300ml do meu suco verde e misturei com um suco de melancia com gengibre enquanto eles jantavam (pelo menos a cor ficou bonita):
Voltei pra casa por volta de 00h e fiquei vendo programas de culinária até as 03h. Acho que eu gosto de sofrer, né? Mentira, eu gosto mesmo de assistir essas porra e foda-se.
Feliz surpresa na balança, -800g (esse tal JI funciona mesmo). O total perdido já soma 8,6kg em 23 dias!
Se eu vou fazer JI o resto da dieta? Não sei ainda, mas provavelmente tentarei alguns dias, sim. Mantenho vocês informados, internautas (olá, internautas)!