As pessoas só nos machucam quando permitimos
Sobre o ser humano e sua arte de pisar na bola 🙁
Parece um dom comum e absoluto entre nossa raça: Todo mundo pisa na bola, e normalmente de forma bem feia.
Não estou aqui pra defender ninguém, muito menos acalentar corações partidos, cutucar mágoas abertas ou criar desculpas esfarrapadas para os erros de ninguém. Mas é fato que apenas nos machucam quem nós permitimos que machuquem.
Porque nós nos tornamos vulneráveis demais aos outros. Nós cedemos esse espaço, confiamos cedo demais ou acreditamos demais que todos são bons e corretos.
Passei por poucas e boas, das quais pago preços altíssimos até hoje (alguns até literalmente). Aprendi da pior maneira possível que a frase “amigos amigos, negócios à parte” é MUITO mais plausível do que imaginamos, e confesso que até hoje não entendo como algumas pessoas conseguem deitar suas cabeças no travesseiro à noite e dormirem tranquilas, sabendo que me causaram vários problemas financeiros e simplesmente sumiram no mundo sem dar satisfações, deixando várias dívidas (que eu tive que assumir) pra trás – Dívidas monetárias, mas além disso, a dívida com a ética e bom senso, que por si só, não tiveram.
Aquelas mesmas pessoas que se diziam amigas, que pediram vários favores, pra quem eu quebrei vário galhos, esperei vários dias de atraso em pagamentos, e sempre relevei todas as reclamações que chegavam até mim. O tipo de gente que insistimos em depositar confiança e eles se aproveitam da gente, sabe?
E quando eu paro para pensar, me dou conta que a culpa é toda minha. Por ter confiado demais em quem não deveria. Por ter assumido que a pessoa tinha algo chamado caráter.
Hoje? Estou há mais de seis meses esperando uma posição. Mando e-mails semanais, sempre na maior educação do mundo, ainda esperando que haja um pouco que seja de consideração da outra parte. Já sem esperanças no dinheiro, mas com um restinho de confiança que o coração insiste em ter, achando que decência deveria nascer conosco e pelo menos uma satisfação com pedido de desculpas chegará um dia.
De qualquer forma, quero deixar claro que não estou incentivando que não confiem mais nas pessoas: confiança é uma dádiva, e essencial para qualquer tipo de relacionamento: profissional, de amizade ou amoroso. Apenas pense bem.
Não se cegue diante dos fatos. Não confie demais em quem ainda não demonstrou que merece tanta confiança. Não permita que as pessoas te machuquem quando você menos esperar.
Lembre-se: As pessoas só nos machucam quando nós mesmo permitimos.
E SaiDaqui!
04/04/2011
Dívidas emocionais!
Até hoje eu tb espero uma explicação. Até hj eu espero um pedido de desculpas. Até hj eu espero um único centavo se quer. Só sobrou decepção, mágoa e um sentimento de fracasso absoluto.
04/04/2011
Sabe que minha irmã mais velha usou essa frase para mim quando eu tinha 17 anos e ela nunca mais saiu da minha cabeça, embora eu tenha que ter aprendido na marra e na porrada a torná-la mais real.
Saindo um pouco do lado financeiro, no pessoal, principalmente no amoroso, muitas vezes permitimos que as pessoas nos magoem. Mesmo prevendo que a relação não será como imagina, ou gostaria, paga para ver, deixa rolar, afinal só quer curtir, mas no final, acaba apaixonada (o) e sofre feio com algo já previsto.
Então é preciso aprendermos a ouvir nossa voz interior, intuição, conselho divino ou como quiserem chamar, afinal, as pessoas dão sinais de quem são desde o começo, nós é que optamos por entrar de cabeça ou não.
Beijinhos