Contra Ecochatos de Modismo
Eu sempre fui a favor da natureza. Concordo que nós, humanos, estamos destruindo com o planeta Terra desenfreadamente e precisamos criar soluções sutentáveis pra ONTEM, visando melhorias na qualidade de vida para os nosso talvez futuros filhos.
Sou do tipo de compra briga na rua quando vê alguém maltratando animais, xingo quem eu vejo jogar lixo no chão (quase apanhei várias vezes por isso, hihihi) – principalmente a maioria dos fumantes, que insiste em jogar a MERDA da bituca no chão. Dá vontade de mandar enfiar naquele lugar pra apagá-la devidamente.
Mas eu confesso: sou totalmente contra ecochatos. Aquelas pessoas que, pela minha definição, acatam toda e qualquer coisa que lhes falam e iniciam revoluções e revoltas muitas vezes até sem fundamento (Vide a discussão da nova coleção da Arezzo, que trará peles de animais exóticos: Tinha gente criticando sem nem saber do que se tratava). Ressalva: que fique MUITO claro o quanto sou contra o uso de peles. Mas isso já não vem mais ao caso.
Modismo não né pessoal? Faça-me o favor.
Se você é contra algo, tenha fundamentos. Tenha princípios. Pesquise sobre o tema. Saiba do que está falando antes de criticar. Entenda o óbvio: às vezes o “buraco é mais embaixo” e o real problema nem é aquele que você pensou que era.
Exemplo prático de modismo ecochato que todos aderiram sem pesquisar? As tais ecobags (foto abaixo).
Alguém chegou dizendo que elas são de algodão, economizam sacolas plásticas, que poluem o ambiente, e que utilizá-las seria uma boa maneira de prevenir a poluição desenfreada. TEM CERTEZA?
Pois, um recente estudo constatou que o polietileno de alta densidade (Pead) usado nos sacos plásticos causa menos danos do que as sacolas reutilizáveis. E o maior problema é o ínfimo número de vezes que as ecobags saem do armário.
Para se ter uma idéia, UMA sacola de algodão precisaria ser usada todos os dias úteis do ano para ter menos impacto que os saquinhos plásticos. E todos sabemos que isso não acontece. Pior que isso: O relatório confirma que os sacos plásticos são cerca de 200 vezes menos prejudiciais ao clima do que os de algodão.
E eu ainda vou mais longe: assumindo que todos utilizamos as tais ecobags todos os dias e conseguimos que essa seja uma solução sustentável, onde você colocaria o lixo da sua casa? Sim, amigo, você ainda gastaria dinheiro comprando aquelas MESMAS sacolas plásticas do supermercado para jogar seu lixo. Aquelas mesmas que você já usa hoje em dia.
Esse post é para que você pense. Que tenha idéias, que seja contra ou a favor de alguma solução dita sustentável por qualquer outra pessoa ou empresa. Mas que tenha a inciativa de pesquisar sobre o tema, e que TENHA UMA CAUSA/RAZÃO antes de sair criticando por aí.
Ser ECOCHATO DE MODISMO não está com nada. Fica a dica. 😉
Agora SaiDaqui!
19/04/2011
É isso mesmo, é bom que a situação tenha o maior numero de adeptos… até o ponto em que não atrapalham na causa. Falar sobre, e qualquer coisa, porque está na mídia não rola.
Talvez seja a necessidade, o momento, a hora de dar formação ao povo que está afim de ajudar. Temos boas iniciativas que precisam ser bem utilizadas.
19/04/2011
Esse povo é besta demais, né? Quantos aqui sabem que existem esses saquinhos plásticos de supermercado BIODEGRADÁVEIS? SIM! Eles existem! Existem em MANDAGUARI, no Paraná, uma cidade de 30 mil habitantes. Sem alarde, sem que o mercado se passe como salvador da humanidade e sem cobrar nada por isso, pelo simple fato de fazer a coisa certa! E até acho que muitos que levam essas sacolinhas pra casa nem sabem disso. Isso sim é fazer alguma diferença! Enquanto isso, nas grandes capitais e centros consumidores, o tais mercados “conscientes” querem te vender sacolas de pano…
19/04/2011
Meus parabéns, concordo. Semana passada discutimos o mesmo assunto entre colegas….
19/04/2011
*Após ler sobre a coleção da Arezzo*
Muita gente esquece a diferença entre fazendas de carne e de pelo. Ok, de onde vem a carne que comemos todo dia? E de onde vem o couro do meu casaco lá no armário? Ambos das mesmas fazendas, uma vez que o couro do meu casaco é bovino, bem como a carne na geladeira.
A pergunta é: as peles usadas na coleção da Arezzo (ou qualquer outra coleção) são de animais cuja carne será aproveitada? Ou estamos matando apenas em nome de uma botinha bonita pra usar nesse inverno e jogar fora ano que vem? O senso de “beleza” é tão mais importante do que uma vida?
Se (e somente se) a coleção relatada for trabalhada com couros que se perderiam em alguma outra produção, nota 10 para a Arezzo, e que tenham vendas exponenciais. Se não, sim, tá passando da hora de repensar vários conceitos.
Comecem com as famosas fazendas de pelos. Alguém sabe como funciona? Sabe como centenas de chinchilas são mortas para fazer um mísero casaco? Como esses animais são “estocados” para que as madames possam desfilar suas coleções grotescas?
O couro da chinchila endurece quando ela morre. Para que ele se mantenha macio e delicioso ao toque, 100 chinchilas precisam ter sua pele arrancada enquanto ainda estão vivas, ou (algo mais “humano” ¬¬”) serem afogadas tendo uma mangeira enfiada em suas bocas. Sendo que, por ser um animal mísero em carne, ele não será aproveitado em culinária.
Maaass… Novamente. Se estivermos falando de animais que terão aproveitamento: way to go, baby! Go fur.
19/04/2011
É EXATAMENTE esse meu ponto Ananda. Tu teve a decência de pensar, analisar, QUESTIONAR-SE antes de qualquer coisa. Sair criticando sem fundamento é que não dá né? Parabéns pela opinião, e obrigada pelo comentário 😉
19/04/2011
Certíssimo, Amanda.
Preocupam-se em PARECER sustentáveis, ao invés de SER.
Beijos!
19/04/2011
Pois tu sabe que eu adoro ecobags? E uso as minhas, no super, sim. Acho lindas!
E para o lixo, claro, as sacolas plásticas, que inclusive são inevitáveis, já que lá em casa moro com um trilhão de pessoas que não usa ecobag. Enfim, adoro, tenho várias, uso pra tudo 🙂
Tomara que um dia ainda achem uma forma mais natural de lidar com o lixo. Muita coisa do meu lixo orgânico vai pra terra das plantas, e do seco (que mesmo que lá na nonoai não tenha coleta seletiva) vai pra os papeleiros. Essa é uma discussão que ainda vai longe. Nós não sabemos ainda lidar com ecologia, porque além de não pensar nas consequências, porque somos preguiçosos, acabamos por seguir tendências.
Um dia, quem sabe, quando o meu filho crescer, ele vai dar muito mais em contribuição real do que eu hoje.
Tomara. 🙂
19/04/2011
E não se esqueçam dos frangos que são eletrocutados e muitos jogados vivos na água quente.
So contra o uso de peles, e acho extremamente cruel como eles ‘executam’ o animal para consiga-la. Juro que não consigo entender o porq do uso de peles – a não ser que vc more nos Polos ou na Bielo-Rússia. E ver alguém usando, não acho fashion, acho mórbido…enfim…
Mas concordo que as pessoas tenham que ter um argumento, entender do que estão falando. Defender a natureza por estar na moda é rídiculo, e muito alarde por aqueles que comem a sua costelinha no final do dia, é vazio, principalmente neste assunto.
Se a questão a ser tratada é o abate dos animais(para o uso da pele ou como comida), que seja feita de forma universal. Ninguém vai deixar de comer carne e nem mesmo vai deixar de usar o casaco de couro que tanto gosta…Então a discussão deveria ser como tornar o abate mais humano, ou como eu gosto de pensar um abate mais ‘justo’. Fazer uso da nossa inteligência.
Concordo com o que a Ananda disse…Se há o aproveitamento, porq. não fazer? Se é apenas para suprir o fashionismo da estação…tsc..tsc…
Ah! Sobre as sacolas de plástico…Acho que a grande discussão é que o material usado é derivado do petrólio, a alta produção e o descarte feito de forma errada. Mesmo na sacola biodegradável há a queima de petrólio.
Sou a favor das sacolas de algodão, mas sim…para elas de fato começarem a fazer diferença voce tem que usá-las todos os dias 😉
Talvez os sacos de papel(ecologicamente correto, claro) seria uma outra alternativa….
19/04/2011
Excelente post, sintetiza tudo que também penso a respeito desse povo que sai levantando bandeiras sem ao menos saber do quê, talvez para também estar em evidência, sem perceber que mais atrapalha do que ajuda.
Li bastante sobre toda essa polêmica da Arezzo e concordo plenamente com o comentário da Ananda. E se no mínimo metade das pessoas que emitiram uma “opinião” tivesem se dado ao trabalho de ver o que esá acontecendo ao seu redor, não teriam nem tentado abrir a boca para que eu não tivesse que ver tanta porcaria poluindo a web.
Beijos
19/04/2011
Discutivel.
Por mais que o impacto seja grande, ele só acontece qdo se joga a bolsa fora.
Pra nao falar que se alguem jogar a sacola de algodao fora, alguem sempre vai resgata-la.
Outro Detalhe: Por mais que se reclame, nunca vi sacola de algodao tampando bueiro, enrrolado em bicho na rua, enfiado na guela de peixe morto no rio.
A dureza aqui é uma só: Ecochato é aquele que nao prioriza o que vai fazer.
Ecochato é aquele que mais prega do que faz.
Ele desligou a luz em casa?
Diminuiu o tempo de usao de agua?
Usou o menor numero de sacolas plasticas possiveis?
Descartou de maneira consiente todo o lixo? (inclusive a sacola?)
Fica a dica: Post ecologicamente correto é aquele que termina com dica em vez de qquer coisa.
Pra ajudar a minha Amandita Fica a Dica:
Ta com duvida? Usa sacola de palha!!
http://www.verdenovo.org.br/?p=1365
19/04/2011
Boa discussão!
Então cara… passar um tempo aqui na França me abriu os olhos pra essas coisas…
Eu não acho que o Brasil vai longe só com essa coisa de saquinhos e sacolas. O lance é educação mesmo, pronto.
Aqui todo mundo usa ecobag. As sacolas plásticas são pagas, pra quem esquecer a ecobag fazendo uma comprinha extra. Mas mesmo esquecendo, as pessoas quase não compram. (Tem gente que leva as de plástico mesmo. A maior parte dá preferência por levar na mão, por no bolso, o que der. Se entramos numa loja já com uma sacola na mão, na hora do pagamento a pessoa pergunta: precisa de outra?
Isso sem contar a triagem. Aliás, as coisas nao podem estar dentro de sacolinhas no lixo de recicláveis.
Sei lá, pra mim o Brasil tem muito o que aprender ainda e enquanto esses políticos retardados não resolverem o problema da educação, não avançaremos muito rumo à ecologia.
Pronto, falei ;D
19/04/2011
@Leandro: Também uso sacola de palha xD
19/04/2011
Li até a parte que você fala mal dos fumantes, concordei.
19/04/2011
Ótimo texto. Essa onda de politicamento correto está começando a tornar tudo uma grande babaquice. Ser ecologicamente correto é uma coisa, ser ecochato é outra. A questão levantada pela Ananda é ESSENCIAL. Sou contra o massacre de animais que não terão outra utilidade quando mortos a não ser o couro, como chinchilas e raposas. O problema é que teve gente dizendo que se você não é vegetariano e defende isso, é hipócrita. Gente, o raciocínio é bem simples, qualquer idiota sabe que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
E tem mais: minha tia preside a ONG Planeta Água, que trata dessas questões e muitas outras, sem o modismo e zé-ruelice dos pseudoativistas. E quando você já está na causa, fica ainda mais irado com esses babacas que só querem aparecer e posar de revolucionários. O negócio é fazer o que você pode pra melhorar o mundo, mas sem posar de “nice guy”.
Agora SaiDaqui e vai reciclar! 😀
28/04/2011
Gostaria de deixar a dica para “onde deixar o lixo de casa”. Não precisamos de saquinho de lixo não! Veja: http://asbemcasadas.blogspot.com/2010/10/saquinho-de-jornal.html
Beijos
09/05/2011
Eu uso minhas sacolas TODOS OS DIAS! Tenho uma sempre na bolsa, e quando vou ao supermercado levo as grandes e mais resistentes!
Pro lixo eu uso sacos de lixo biodegradáveis, e as sacolas da C&A e do Renner (que são feitas de plástico oxi-biodegradáveis)! Carrego as compras na mão, mas não pego sacolinha plástica!
28/05/2011
O estudo que li sobre as ecobags serem mais prejudiciais que as sacolas plásticas se referia unicamente a fabricação (sem entrar no mérito do lixo e das mortes e dos entupimentos que provcam após o descarte) e ainda considerava que as ecobags seriam utilizadas apenas 51 vezes.
Eu tenho algumas ecobags e nenhuma eu comprei, todas ganhei em congressos e similares, então no caso de quem participa desses eventos, a ecobag também é meio que inevitável… Ainda que duas das minhas tenham um forro plástico, as uso já tem anos!
Pro lixo, uso as sacolas de supermercado sim. Mas só de vez em quando já me garante o suficiente!