Ser mãe: Você quer?

Honestamente? Nunca pensei em ser mãe.

Vejo as pessoas escrevendo cartas para filhos que não existem, escolhendo nomes para imaginações de vidas perfeitas nascidas ao lado de alguém que ainda nem encontraram, fazendo planos de casas com cerca branca, janelas azuis e pomar no quintal e me sinto uma alienígena sem coração.

Nada contra, mesmo. Acho que pelo contrário: sinto uma ponta de inveja de quem consegue sonhar assim.

Adoro crianças, não me entendam mal. Faço cara de “ooouuun” quando vejo uma e adoro brincar com elas. Tenho paciência e sei muito bem cuidar de uma, em todas as idades. Mas é tudo no melhor estilo “Chorou? Devolve para a mãe” até então.

Ser mãe é uma responsabilidade absurda, e por isso eu acho que as pessoas deveriam pensar duas, três, trinta, cinquenta vezes antes de sair fazendo filhos por aí.

Ter um filho é gerar mais um ser para esse mundo louco que estamos. Assumir toda a responsabilidade por ele. Ter alguém para se importar e amar mais do que a si mesmo. Chorar quando ele estiver doente, sorrir quando ele conseguir qualquer tipo de conquista. Se orgulhar, sofrer, e dar sempre o melhor de si. Viver se questionando se está fazendo o certo e ter as melhores intenções de formar um bom ser humano.

Amar outro ser incondicionalmente. Ter medo de perder o que você fez de mais perfeito e valioso, mesmo sabendo que ele não é seu.

Entender que filhos são criados para o mundo, e que eventualmente, eles irão partir.

Ser mãe, no fim de tudo, é conseguir sorrir ao vê-lo ir embora, independente e preparado para seguir seu próprio caminho, mesmo que isso lhe custe um pedaço do coração.

Posso nunca ter desejado ter um filho, mas provavelmente a hora chegará. E se isso acontecer, que eu seja o melhor de mim.

Mesmo que eu nunca tenha pensado em seu nome.

autor: Amanda Armelin

Bocuda, nerd, tatuada. Cervejeira de carteirinha e louca por cachorros (principalmente bulldogs). Além do sorriso no rosto, mantém paixão absoluta por bacon e sexo.

compartilhe esse post

11 comentários

  1. Oun modeuso! Caiu uma lagriminha aqui.
    Quero ter 4, é.

  2. É isso mesmo, Amanda, disse tudo. Acho que nunca estamos preparadas até termos o nosso.

  3. Melissa ou Sofia.
    Pode ser?

  4. Filha: vc descreveu perfeitamente os sentimentos de uma mãe. É isso mesmo. Sabermos que os filhos são criados para o mundo, mesmo que tentemos o tempo todo que esse “mundo” esteja sob nossas asas. TE AMO MAIS DO QUE A MIM MESMA!!!!!!!

  5. Esse é o tipo de coisa que tu só pode falar quando está passando pela situação 🙂 Quando chegar tua hora tu ainda fará pior…

  6. Uma vez ouvi uma frase que dizia que ser mãe era aceitar ter o coração fora do corpo. Acho que foi a definição mais precisa que eu já encontrei.

    Abraçozzz

  7. Texto perfeito, como sempre. Ser mãe é inexplicável, se aprende, é escolhida, é um amor inimaginável, um bem querer… Estou na fase de rir com novas conquistas e prefiro nem antecipar o “sofrimento” do deixar voar com as proprias asas… Se eu pudesse traçaria o caminho certo, as escolhas corretas, os dias mais felizes, as pessoas ideais, mas ele não seria feliz… A felicidade dele é a minha felicidade! Que eu saiba amar sem medida e sem sufoca-lo de tanto amor!

  8. Fui o único homem a ler?
    Ótimo texto, para tudo na vida tem sua hora e momento certo!!

    Abraços;

  9. enchei os zói d’agua >.<

  10. Eu já cheguei a pensar de como eu seria se fosse pai e cheguei a conclusão que seria bom. Mas é uma conclusão incerta, porque você só pode estar certo quando você for de verdade. Tenho só 20 anos e não estou nem um pouco afim de ser pai agora, só depois de acabar a faculdade e estar bem na carreira. Fui criado por uma mãe de 18 anos sem faculdade e com muitas dificuldades, não sei se conseguiria passar por tudo o que ela passou, afinal ela é a melhor mãe do mundo! Se eu não chegar no que ela é pra mim hoje, pelo menos estarei no caminho certo.

  11. “Amar outro ser incondicionalmente. Ter medo de perder o que você fez de mais perfeito e valioso, mesmo sabendo que ele não é seu.”

    Totalmente real. =)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Vale o Click! – Os melhores links da semana | Dá um Post! - [...] GUGÚ DADÁ – Ser mãe: Você quer? [...]

enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.