Entrando na onda de compartilhar receitas favoritas, hoje vamos falar sobre as deliciosas empanadas Armelícias (claro que se tudo der errado você sempre tem a opção de encomendar comigo no armelicias@gmail.com)
Como sempre, antes da receita, falemos um pouco de história:
A palavra empanada (in-panis, in-panata) significa “encerrar um alimento em massa ou pão para depois ser assado”. Tratava-se de rechear pães com carnes ou vegetais (ou de ambas as coisas), os quais pastores y viajantes levavam para consumir no campo ou durante a viagem. Depois, acabou-se assando a massa de pão junto com o seu recheio, e mais tarde fizeram-se massas específicas para envolver o recheio.
Parece que começaram na antiga Grécia, passando finalmente para o Oriente Médio, ali se popularizaram com nomes sonoros como fatay ou esfihas.Nasceram depois os calzones italianos, as empanadas galegas y os Cornish pasties britânicos.
A empanada típica tem a forma de uma meia-lua, devido a ser iniciada com uma rodela de massa que é recheada e dobrada sobre si mesma; o recheio pode ser de carne, aves, pescado, vegetais ou frutas.
Agora, vamos ao que interessa?
MASSA:
- 500g de farinha
- 200ml de água morna
- 150 a 200g de banha
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- Misture tudo até ter uma massa molhada (porém não encharcada) e deixe pelo menos 15m na geladeira em plástico filme enquanto faz o recheio
Uma vez sua massa descansada e seu recheio pronto, abra a massa numa superfície enfarinhada e corte em círculos iguais (um copo de boca larga pode ajudar nessa tarefa). Recheie o centro do círculo e feche em formato de meia lua (a dica aqui é molhar os dedos com água, para facilitar o fechamento das empanadas. Particularmente, eu gosto de dar um “belisquinho” e uma torcidinha na hora do fechamento da empanada, fazendo que ela se feche ainda melhor).
Asse em fogo alto pré-aquecido numa forma untada ou com papel manteiga, por uma média de 10 a 15m, depois de furá-las com um garfo (para o vapor poder sair), pincelá-las com uma mistura de ovo e leite (para a aparência tostadinha crocante) e peneirar beeeem pouquinho açúcar (sim, até para os recheios salgados).
RECHEIOS SUGERIDOS:
O principal ponto do recheio é que ele deve ser molhadinho, já que a massa é levemente podre/folhada e tende a ser mais seca ao assar. Deixe a imaginação fluir: frango com tomate e coentro, uva passa com carne e cebola, carne desfiada com cabola caramelizada, banana com canela, repolho com ricota, queijo escarola e bacon, e por aí vai…