“Ah, esse vai ser foda” – pensei ao ler o desafio do dia.
Tão foda que meu namorado RIU DA MINHA CARA quando contei pra ele: nesse dia 4 do #desafiovoceempaz a tarefa é FAZER MENOS.
“Durante todo o dia de hoje, dedique-se a fazer menos coisas do que normalmente você faria. Perceba se tudo aquilo o que você tem para fazer, no dia de hoje, é realmente necessário. Escolha, voluntariamente, algumas coisas que normalmente você faria, e simplesmente não faça.”
E agora, José? Como raios eu, a rainha da otimização de tempo, vou deliberadamente deixar de fazer coisas? Acho que desde o ensino médio não postergo atividades.
Confesso que foi difícil, mas me serviu como reflexão: como a gente sempre acaba se enchendo de afazeres e se condiciona a pensar que a vida só tem valor enquanto a gente trabalha/produz algo, né? O quão errado é acharmos que o ócio e o tempo livre são sinônimo de culpa e de inutilidade! A mente também precisa de descanso, e certas coisas não são tão urgentes se a gente parar para pensar a fundo.
É importante pararmos para sentir as coisas (boas ou ruins), sem se mergulhar no mundo de itens pendentes eternos e acumularmos sensações inconscientemente. Todos sabemos que eventualmente, isso faz a gente surtar.
Pra falar a verdade, não foram tantas as coisas que deixei de fazer, mas foram simples, e escolhas conscientes. Um email aqui, uma ligação ali, uma comprinha acolá. Elas ainda estão me perturbando inconscientemente (você devia ter feito!), mas serviram para cumprir o desafio. No fim das contas percebi que preciso praticar com mais frequência essa tarefa. Gostei!