a “fototificação” da internet
A internet está aí, é acessível para todos (ou pelo menos quase todos) e o boom não para de crescer.
É uma rede social nova por dia, duzentos e-mails, quarenta tweets, 30 posts no Facebook e conexão com todas as pessoas do mundo à apenas seis graus de separação (para os mais curiosos que não entenderam essa colocação, busquem conhecimento).
Mas tudo isso demanda tempo, e tempo começa a valer cada vez mais dinheiro. Como lidar então, com tanta informação e tão pouco tempo?
A resposta é simples e está bem debaixo do nosso nariz: simplificando a maneira de expor informação.
Já virou tendência, e quase ninguém percebeu: a “fototificação da internet”.
Menos texto, mais (muito mais) imagem.
A lógica é até bem simples, já que uma imagem normalmente diz muita coisa. Dizer muito sem ter que escrever poupa tempo (e portanto, dinheiro) de todo mundo.
Vide Flickr, Picasa, Tumblr, Instagram , CinemaGram, Pinterest e uma lista infinita de maneiras de mostrar quem você é e como pensa sem precisar escrever uma só palavra. E atentem-se: até os gráficos ficaram mais divertidos e fáceis com a dominação visual na web e se tornaram infográficos.
Será tendência? Ficaremos mais preguiçosos para escrever ou ter que absorver menos informações permite que busquemos por melhor qualidade? Como isso nos afetará?
Não sei. Mas com certeza fica o pensamento para um próximo post.
Claro, entendo que divago muito e minhas teorias não-comprovadas são fundamentadas apenas em impressões e feelings de quem vos escreve (por esse motivo, sujeito à erros).
Mas definitivamente, não é a toa que tem tanta imagem rodando a websfera por aí.
Pense nisso você também. SaiDaqui!
04/04/2012
Acho que é uma ótima linha de pensamento, Fernando 😉 Obrigada por compartilhar.
05/04/2012
no facebook rola o tempo todo aquelas imagenzinhas com apenas uma frase mas que, junto da imagem, dizem muito né?? mas eu não curto muito essa idéia de menos palavras, mais imagens, não. Isso não gera conhecimento de verdade, apenas idéias…
as vezes acho que a internet agrada muito justamente por fazer com que as pessoas não precisem pensar tanto.