Eleições 2010: os dois lados da batalha (Por Denis Fonseca)
Também conhecido no twitter por @_diosanto, Denis é um amigo pessoal bastante engajado em política. Ele pediu espaço para dividir um pouco de seu conhecimento conosco por aqui, e portanto, a partir de hoje, sempre que possível trarei textos do mesmo sobre as Eleições 2010 (às Sextas-Feiras). Espero que gostem! Vamos lá:
Antes de falar sobre duas vertentes de uma batalha midiática que vem sido travada nas eleições deste ano gostaria de deixar bem claro de que lado estou: sou de esquerda.
Porém não uso camisetas do Che Guevara, não milito contra o McDonalds (apesar de não gostar da “comida” de lá), não sou anti-americano nem acho Cuba e Venezuela as maiores maravilhas do mundo. Sem radicalismos, sem exageros. Radicalismos só levam à intolerância e quem se fecha dentro de ideias limitadas, limita suas próprias ideias.
Desde que começaram a surgir os futuros presidenciáveis, algumas ideias muito rasas vem sido proferidas pela boca de muita gente. Gente inteligente, trabalhadora e, na medida do possível, bem informada. Dizem por aí que a Dilma é terrorista, autoritária, inexperiente e marionete do Lula. Na verdade repetem um discurso incansavelmente repetido pelos eleitores do Serra e pela imprensa dominante formada pela tríade Veja, Globo e Folha, que fazem parte de um jogo político rasteiro na batalha pelo poder geral e irrestrito. Você não lê falarem mal ou cobrarem o Serra nesses veículos e se você é morador do estado de São Paulo sabe que as coisas por aqui não são perfeitas.
Outra IMENSA bobagem é o discurso da censura e de que o governo quer, através do Plano Nacional dos Direitos Humanos, censurar a imprensa.
Isso faz parte de um jogo combinado abertamente (sem teoria da conspiração) no congresso do Instituto Millenium. Os videos estão no You Tube com os discursos dos palestrantes se quiser confirmar. Este foi um evento fechado para 180 pessoas em que os participantes tiveram que pagar 500 reais para entrar, que contou com a presença de gigantes da mídia e seus devidos representantes. Nenhuma dessas pessoas esteve presente no Confecom, um congresso livre e que contou com mais de 2.000 participantes, promovido para debater o papel da imprensa no Brasil.
Neste fórum do Millenium, chamado “Fórum Democracia e Liberdade de Expressão” alguns dos palestrantes chegaram a proferir pérolas como essa: “Vamos acabar com essa história de ouvir o outro lado na imprensa. A imprensa tem que acabar com o isentismo e o outroladismo, essa história de dar o mesmo espaço a todos”. Hein, perdão? Isso é democracia e liberdade? Se você acha que numa democracia só uma voz deve ser ouvida, sinceramente, morra. A presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e executiva da “Folha de S.Paulo”, Maria Judith Brito, afirmou que a mídia está “fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”.
Não é de hoje que a imprensa se alia ao que temos de pior na política nacional. O grande lance desses absurdos que tem se ouvido por aí é desviar o foco. A imprensa que diz que Governo quer a censura, que é totalitário, autoritário, é a mesma que emprestou carros para transportar presos políticos no Regime Militar, apoiou a ditadura e agitou a população para combater os “comunistas”. Quem é do interior e teve aulas com o professor Balan deve se lembrar do documentário “Além do Cidadão Kane”. Além do Cidadão Kane é um documentário produzido pela BBC de Londres, proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial (censura?), que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro. Se você não assistiu, assista aqui > http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038
Não caia nessas mentiras de massa novamente.
Se você apóia o Serra pois acredita que ele é realmente mais preparado, conhece o trabalho dele, e também sabe que numa democracia a alternância entre poderes é fundamental, parabéns, vote mesmo. Ele tem seus defeitos mas não é incompetente. Mas se você vai votar nele por que “não gosta” da Dilma e repete aquelas bobagens de autoritária, terrorista etc, você está repetindo o mesmo erro (sim, erro) de 1989, quando as pessoas votaram no Collor por que ele era uma espécie de herói nacional, fabricado pela Rede Globo, e Lula um sapo barbudo, ignorante e analfabeto (precisamos de mais “analfabetos” como ele). Deu no que deu e o que deveria ser o primeiro passo para o Brasil ter acesso digno à democracia e eleições diretas na verdade foi um primeiro tropeço.
Com o mínimo de boa vontade você pode se informar melhor. Nos blogs de esquerda você toma conhecimento de aspectos e visões sobre o Governo que você NUNCA verá nos grandes jornais e portais.
Se expor à opiniões divergentes e que, com o tempo, vão ganhando projeção e volume, graças à internet, só enriquecem sua consciência na hora de votar.
Seguem alguns links e blogs, de direita e esquerda, com abordagens sobre política:
esquerda > opiniões firmes, mas em que os autores são mais moderados e serenos na hora de escrever
http://oleododiabo.blogspot.com
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif
http://altamiroborges.blogspot.com
http://namarianews.blogspot.com
esquerda > os raivosos mas que mandam bem demais
http://www.conversaafiada.com.br
http://esquerdopata.blogspot.com
http://www.terrordonordeste.blogspot.com
http://edu.guim.blog.uol.com.br
http://grupobeatrice.blogspot.com
http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.com
direita > mais neutros, com posturas de cobrança mas sem partidarismo exagerado
http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br
http://www.papopolitico.com.br
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
direita > críticos duros do governo
http://oglobo.globo.com/economia/miriam
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/luciahippolito
direita > psicopatas e/ou prolixos e/ou preconceituosos
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes
Instituto Millenium
Barão de Itararé
http://altamiroborges.blogspot.com/2010/05/o-renascimento-do-barao-de-itarare.html
Antes que eu me esqueça: NÃO vote nulo. Isso é uma grande bobagem. Aquela conversa de que se 50% dos votos forem nulos a eleição é cancelada é lenda. Nenhum dos fatores de anulação de uma eleição tem a ver com os votos nulos ou brancos. Google it. Votar nulo é o mesmo que deixar que outras pessoas tomem decisões por você. Você não deixaria alguém escolher seu carro, por que vai deixar alguém escolher seu presidente. Com certeza as decisões de um presidente afetam muito mais sua vida.
Informe-se e tenha suas próprias ideias.
Vote com consciência.
Grande abraço.
(obrigado Amanda pro me ceder este espaço)
E você, SAIDAQUI pra pensar e votar com consciência!
17/05/2010
DioSantooooo!
Acho que falta eu pesquisar mais sobre os blogs por ai…
Assino em baixo em TUDO que foi dito pelo Denis… mandou muito bem…
É dificil achar pessoas que pensam como a gente, a maioria pensa com as idéias da Globo… ai quando colocamos nosso ponto de vista, somos vistos como comunistas, loucos, cegos…
Adorei o texto… ^^
Darei uma passadinha nos blogs acima recomendados…
Sai Daqui sempre mandando bem…
Beijooooooos Maandy e Danis…
17/05/2010
Oi Amanda, tudo bem?
Aqui é a Thais da Fatec. O comentário que vou deixar aqui nada tem a ver com o post. Como não tenho seu e-mail resolvi deixar por aqui mesmo. Sei que vários dos seus leitores são de Americana e a mensagem é pra eles mesmos. A Fatec em parceria com a fundação “Viva Caio” está realizando uma campanha de cadastramento para possíveis doadores de medula óssea. Um aluno da faculdade está com leucemia e a campanha surgiu em prol da recuperação dele. Para se cadastrar basta coletar uma amostra de sangue (como se fosse um exame de sangue normal), o exame é feito e os seus dados são armazenados no REDOME (registro de doadores de medula).
Antes de se realizar a coleta é apresentado um vídeo com informações sobre o procedimento de coleta da médula.
Se for encontrado algum paciente compatível com você, o REDOME entra em contato para ver se você tem interesse em realizar a doação. Nada é feito sem o seu consentimento (os riscos são mínimos e a medula do doador em 15 dias já está totalmente recuperada).
A conscientização da importância deste cadastramento é muito grande. Pois a chance de se encontrar um doador fora da família do paciente é de 1 em 1.000.000. Portanto quanto mais pessoas cadastradas, maiores são as chances de cura. Se você puder postar alguma coisa sobre isso pra ajudar a divulgar eu agradeço.
Podemos ser este 1 em HUM MILHÃO e podemos fazer toda a diferença na vida de alguém!
http://www.vivacaio.com.br
http://www.doemedula.com/redome
O cadastramento na FATEC vai acontecer no dia 20/05 quinta-feira das 15:00 às 21:00.
Um beijão pra vc!