Quando a educação virou exceção

Todas as minhas melhores inspirações sempre surgem em conversas de bar, e esta não podia ser diferente. Ontem à noite, já depois de alguns chopps num boteco deliciosamente movido à samba aqui de Porto Alegre (o Dona Neusa), e lá estava eu, travando conversas absolutamente intrigantes e socialmente profundas…

Eis que exponho um assunto que vem me açoitando os pensamentos: como é chato viver em um mundo onde cada vez mais, educação é exceção.

E não, eu não refiro-me à educação escolar, pois essa, todos nós já sabemos que anda um caos por aqui. Infelizmente.

Eu falava de educação de berço. Aquela que devia vir de pais e mãe. Educação básica de ser humano.

Aquela que pelo menos em teoria, é o básico e esperado de alguém. Mas que está se tornando cada vez mais rara.

Aquela educação de pedir licença, dizer obrigado, desejar bom-dia, respeitar os idosos, não brigar em filas, não agredir ninguém por aí, ajudar quem tem dificuldades ou simplesmente não ser desrespeitoso.

ajuda

O problema é que às vezes nem os próprios educadores ligam pra isso. Que exemplo tem alguém cujos pais são extremamente mal educados? E não precisamos ir longe. Porque não é necessário ser pai para dar bons exemplos.

Tenho um medo absoluto de ser mãe. Medo do mundo que meu filho viveria, sinceramente. Mas esse é um tema pra outro texto.

Sei lá. Às vezes me pego pensando em que exemplos estamos passando para as futuras gerações. Claro que eu erro, e nem sempre estou de bom humor (maldita TPM, hehehe) – mas sei que tento meu melhor. E você? Já desejou pelo menos um bom dia para alguém hoje?

SaiDaqui e vá fazer sua parte!

autor: Amanda Armelin

Bocuda, nerd, tatuada. Cervejeira de carteirinha e louca por cachorros (principalmente bulldogs). Além do sorriso no rosto, mantém paixão absoluta por bacon e sexo.

compartilhe esse post

4 comentários

  1. Amanda, to adorando os teus textos!!!

  2. ooooorra
    ponto GENIAL
    =D

    hoje em dia é cada vez mais difícil ver uma criança bem educada mesmo
    e se tem uma que é, as outras zoam porque é bobo, é mimado…
    que nada!
    tá é certo!
    se consegue muito mais coisa com uma palavra bem colocada que com um soco bem dado
    =D~

    beeeijos Cacatuaa!

    e tenha um ótimo dia! (auhAUHuahuHUAHuahuHUAhuaHUA)

  3. Caraca, este realmente é uma questão que precisamos de muitas cervejas pra motivar, em virtude da catrástofe que estamos nos encaminhando.
    Um dos grandes motivadores do problema é que a educação aquela que recebemos em casa, hoje é delegada para a televisão, aí tu vê que a coisa é ladeira abaixo.
    A mídia hoje só dá ênfase para qualquer pessoa que ou dança funk e vira fruta, ou faz escandalos de qualquer estilo.
    Mas infelizmente hoje no país, ficamos surpreendidos quando alguém é educado, gentil, honesto então é quase um ato de superação.
    Quanto ao lance de ter filhos, também tenho este dilema pq é quase um crime vc colocar mais um cidadão neste mundo perdido, de repente fora do país mais pra frente possa mudar de idéia.

  4. Verdade, tem gente q até me estranha por causa disso…

enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.