Quinta Sexual 63: Sobre Poliamor e Monogamia

Nos dias de hoje, mesmo que por brincadeira, ainda se discute muito sobre monogamia e suas práticas corretas. Principalmente pela índole da natureza humana, e pelos instintos que tanto lutamos contra afim de manter relações e aparências que a sociedade considere corretas.

Nessas horas me questiono: Até que ponto é válido manter aparências, ou lutar contra vontades e princípios apenas porque a maioria considera errado? Afinal, EXISTE certo e errado para esse tema?

Eu, particularmente, acredito que cada um tem uma fórmula de ser feliz. E que, independente dela, deve ir atrás do que (ou quem) lhe faz bem. Mesmo que para isso, tenha que enfrentar todos os preconceitos da sociedade. Como os praticantes do poliamor (eu nem sabia que existia essa terminologia, pra ser sincera).

Poliamor (do inglês polyamory) são relações interpessoais amorosas que recusam a monogamia como princípio ou necessidade. Por outras palavras, o poliamor, como opção ou modo de vida, defende a possibilidade prática e sustentável de se estar envolvido de modo responsável em relações íntimas, profundas e eventualmente duradouras com vários parceiros simultaneamente.

O Poliamor como movimento tem existido de um modo visível e organizado nos Estados Unidos nos últimos vinte anos, e pode ser classificado como abaixo:

  • Polifidelidade: envolve múltiplas relações românticas com contacto sexual restrito a parceiros específicos do grupo.
  • Sub-relacionamentos: distinguem-se entre relações “primárias” e “secundárias” (um exemplo é a maioria dos casamentos abertos)
  • Poligamia: uma pessoa casa com diversas pessoas (estas podem ou não estarem casadas ou terem relações românticas entre elas).
  • Redes de relacionamentos interconectados: uma pessoa em particular pode ter relações de diversas naturezas com diversas pessoas.
  • Relações Mono/Poli: um parceiro é monogâmico, mas permite que o outro tenha relações exteriores.

Honestamente, entendo e respeito quem pratique, desde que o faça de maneira sincera, clara, e em consenso de todas as partes. A famosa máxima “o combinado não sai caro” evita desconfortos e discussões desnecessárias quando as intenções e “regras do jogo” são postas à mesa.

Claro que não deve ser fácil, uma vez que misturar amor e sexo é sempre delicado e deve ser tratado como tal, para que nenhuma das partes saia machucada à toa.

E de novo, meu ponto é que somos criaturas livres, e o amor com sexo é a coisa mais linda que existe no universo inteiro. Se para uní-los, a pessoa acredite que deve ser adepta do poliamor, tem meu apoio, quando com responsabilidade.

Particularmente, ainda jogo no time dos monogâmicos. Mas aos que tem capacidade de amar assim, fica o meu respeito. Porque acredito em um mundo com mais sexo, menos julgamento e mais naturalidade para tratar de assuntos polêmicos. Comece sendo você mesmo 😉

autor: Amanda Armelin

Bocuda, nerd, tatuada. Cervejeira de carteirinha e louca por cachorros (principalmente bulldogs). Além do sorriso no rosto, mantém paixão absoluta por bacon e sexo.

compartilhe esse post

8 comentários

  1. Excelente texto Amanda, como sempre =).
    Concordo com você em todos os sentidos. Em um mundo perfeito não pode existir preconceito para nada, desde que respeitando a máxima “seu direito acaba quando começa o do outro”, faça o que quiser, o que te faz bem e ame a sua maneira

  2. Gostei e ampliei meu conhecimento sobre o assunto tambem 🙂
    e Amanda, uma das coisas mais lindas já escrita por ti velho: *-*
    “Porque acredito em um mundo com mais sexo, menos julgamento e mais naturalidade para tratar de assuntos polêmicos. Comece sendo você mesmo”

    Parabéns gata, gostei mesmo !

  3. Amanda, obrigada pelo texto! Quem sabe assim as pessoas não entendem um pouco mais sobre o assunto? Eu jogo no time dos não necessariamente monogâmicos. Tudo com muito respeito, tranquilidade, carinho e muita felicidade!

  4. Parabéns por mais um ótimo texto! Sabias palavras as suas!

  5. Linda, como sempre você escreveu um excelente texto, parabéns. Continue..beijos

  6. Expressão e respeito!Dificil quem escreva com postura tal…linda e admiravel!!!bjs

  7. Muuito bom Amanda! Parabéns pelo texto. Concordo com você em tudo que disse, mesmo que viver assim seja complicado, na maioria do tempoo. Beijoo!

  8. Excelente texto…

    Beijos

    @littlesuzi

Trackbacks/Pingbacks

  1. Links da semana #2 | Thiago Marzano - [...] Texto: Sobre Poliamor e Monogamia, Sai Daqui [...]
  2. Nerdeliciouss Intelligence Center of Entertainment - [...] Texto: Sobre poliamor e monogamia [...]

enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.