Respeito é bom…
Não me importa sua idade, sua raça, sua cor, sua altura. Não ligo a mínima para o seu peso, suas roupas, sua opção sexual, seu estilo ou seu cargo na empresa. Não julgo seus vícios, suas atitudes e nem se você tem tatuagem, piercings ou cabelo colorido.
Não faço questão de saber seu sobrenome, a origem da sua família, muito menos seu histórico escolar ou sua religião e crenças.
Você pode ser CEO de uma multinacional ou um mendigo das ruas de SP: se você me respeitar, eu farei o mesmo com você.
É mais do que só educação de berço, é caráter. Demonstração de respeito entra no quesito essencial ao se relacionar com pessoas. Sem ele, você não seria ninguém.
Empresas grandes, profissionais renomados, carreiras promissoras. Diplomas dourados, salários gordos ou posses imobiliárias: nada disso conta se não vier junto com respeito.
Uma amiga teve um chefe que me enojava, só de ouvi-la contar: à primeira vista muito simpático, extrovertido e brincalhão. Pobre engano de quem caísse em seu conto: ele humilhava e ofendia os funcionários na frente de outras pessoas, usava sempre palavras de baixo calão e tinha um prazer mórbido em gritar com quem quer que fosse. Segundo ela, ele sentia prazer em dizer frases como “eu sou o dono, eu faço o que eu quiser aqui” e pedir coisas absurdas o tempo todo, como chamar fulana para atravessar a empresa somente para solicitar que ela chamasse beltrana, que sentava ao lado da sala do mesmo.
Essa necessidade de supremacia e comprovação de dominação e poder a fazia chorar quase que diariamente. Contava em prantos como ninguém gostava do ambiente de trabalho e ansiavam sempre os minutos para ir embora.
O quão absurdo é existir uma empresa que ainda age e pensa dessa forma? Que tipo de gestor não demonstra o mínimo de respeito ou até um pouco de carinho para com seus funcionários?
Que motivação existe em trabalhar num local dominado pelo MEDO ao invés do RESPEITO pelos gestores? Como vestir a camisa de um lugar onde ninguém quer ouvir sua opinião?
Na minha concepção, isso não existe. Respeito é bom e todo mundo gosta.
Digo novamente: respeite e terás respeito em troca. É simples assim.
SaiDaqui!