Sobre religiões, crenças, fanatismo e ateísmo
Se é pra dar a cara à tapa, vamos de vez: acho que todo mundo (sem NENHUMA exceção) deveria repensar suas crenças.
Falando em fé e religião propriamente ditas, particularmente acredito que todos os caminhos levam ao mesmo lugar. Pra quê então, viver de julgar e apontar o dedo aos que não praticam/pensam como você?
Sou agnóstica. Acredito que há “algo” por aí. Uma força maior que talvez guie todos os seres e coisas para um bem maior. Acho lindo e nunca fiz nem vou fazer questão de explicar, definir. Eu só aceito e acredito.
Mas também acredito que nossas ações condenam. Não sei se existe céu e inferno, mas as pessoas são boas ou ruins INDEPENDENTEMENTE desse fato. É simples. E ser bom não dói.
Acho que a religião faz bem às pessoas. Dá segurança, conforto e acalenta/mascara/tenta explicar os motivos dos acontecimentos ruins na vida das pessoas. E tudo que ajude a fazer bem, eu apoio! Incluindo os fanáticos.
Quem somos nós para julgar as pessoas que acreditam cegamente em coisas que para elas, fazem todo o sentido? Não sabemos o que elas já passaram na vida. Se a religião traz conforto, que assim seja.
“Ah, mas é um saco ficar ouvindo, aguentando a ladainha deles”. Concordo. Mas amigo, ouvir também não dói (lembre-se que você tem duas orelhas e uma boca para falar menos e ouvir mais). Se você se importa com a pessoa e for capaz de entender que isso faz bem pra ela, ouça. Mesmo que entre de um lado e saia pelo outro ouvido. Se você não se importa, há sempre a opção de dizer “não, obrigado”.
Lembrando que os ateus também não são demônios. Nem más pessoas simplesmente pelo fato de serem ateus: são apenas céticos que escolheram não acreditar em nada que não se explica. Isso não exclui a possibilidade de ele querer/fazer o bem de/para todos.
De novo, acho que todos os caminhos de boas intenções levam ao mesmo lugar. Respeito e tento não julgar qualquer tipo de crenças, costumes, religiões e opiniões sobre o tema.
Se eu estou certa, definitivamente não é VOCÊ que vai decidir 😉
Agora SaiDaqui!
09/05/2012
Seu post é muito bom, mas sinceramente não concordar integralmente.
Discordo q religião seja algo bom… penso que pode ser bom, como todas as invenções humanas podem ser usadas pro bem e pro mal. Nenhuma religião cristã ou não é necessariamente tudo de bom.
Da mesma forma o ateísmo nos casos em q vira por si só uma crença (e não uma descrença) tb pode causar mal aos seus “praticantes” ou contra aqueles ao redor desses.
Particularmente não sigo mais religião alguma, mas não me considero ateu, talvez agnóstico e até simpatizo com alguns dos ensinamentos do budismos. Especialmente com um de seus pilares doutrinários q é o “Caminho do Meio”, o caminho virtuoso! E por isso mesmo tento não apoiar, e muito menos praticar qq tipo de radicalismo. E o fanatismo está visceralmente associado a várias formas de radicalismo (e fundamentalismos)!!!!
Não há virtude nem justiça nos fanatismos, radicalismos ou fundamentalismos!!!